Background

Uzi



Uzi é uma família de pistolas-metralhadoras compactas. A primeira pistola-metralhadora Uzi foi desenhada por Uziel Gal em finais da década de 1940, e é actualmente fabricada pela Israel Military Industries e FN Herstal.

A pistola-metralhadora foi desenhada por Israel após a Guerra Árabe-Israelita de 1948. O desenho foi baseado no da CZ Modelo 25. A Uzi foi, assim, submetida à avaliação do exército israelense, vencendo outras armas com desenhos mais convencionais devido à sua simplicidade e produção económica.
O modelo inicial foi aceito em 1951 e foi utilizado em batalha pela primeira vez em 1956.
A pistola-metralhadora Uzi foi utilizada pelas forças israelenses como uma arma de defesa pessoal, por soldados de suporte e de artilharia, oficiais e tripulações de carros de combate, enquanto também utilizada como uma arma de combate por forças de assalto de infantaria e forças especiais. O poder de fogo da Uzi e o seu tamanho compacto mostraram-se excelentes ao eliminar bunkers sírios e posições defensivas durante a Guerra dos Seis Dias de 1967.

  • Mini-Uzi, com 360mm de comprimento e introduzida em 1980, é basicamente uma versão ainda menor da Uzi.
  • Micro-Uzi, com apenas 250mm de comprimento.
  • Para-micro-Uzi, desenhada especialmente para unidades antiterrorismo.
  • Pistola Uzi, uma versão semiautomática da Micro Uzi desenvolvida especificamente para países onde a utilização de armas por civis é restrita.
  • Uzi Carbine, uma versão semiautomática do tamanho da Uzi.
Mais de 90 países utilizam a Uzi e as suas variantes nas suas forças armadas ou agências policiais. Incluindo os Estados Unidos da América, Portugal e a Alemanha, que utiliza especialmente a Uzi, sob o nome de MP2, para as suas tripulações de carros de combate.
  • A Ingram MAC-10 costuma ser designada como a "Uzi Americana" devido à sua semelhança com a Uzi.
  • A Alemanha em 1962 comprou várias unidades de Israel para os tripulantes de blindados, e até março de 2010 estavam em serviço no exército alemão sob o código MP2, o que comprova sua durabilidade e fácil manutenção. Gradativamente, serão substituidas pela MP7 até 2012.


Especificações da UZI
Calibre: 9 mm Parabellum, 22 LR, 45 ACP, 41AE
Comprimento: 470mm (coronha recolhida) 650mm (coronha estendida)
Velocidade de saída: 400m/s
Peso: 3,5 kg
Alcance efetivo: 200m

Categories: Share

Leave a Reply